Uma cidade abençoada pela natureza. Assim pode ser descrita a cidade escolhida pela Fusve para abrir sua mais nova instituição. Rica de lagoas, canais, ilhas, praias, cachoeiras, serras e histórias, Maricá é o cenário ideal para quem busca atrativos naturais e perfeitos.
Alguns pontos turísticos que valem a pena visitar:
Maricá
- - Pedra do Inoã
- Talvez a principal referência geográfica de localização do lado oeste de Maricá, a imensa rocha foi declarada patrimônio natural da cidade. Sua escalada é considerada de extrema dificuldade, mas ela pode ser vista em diferente pontos dos municípios vizinhos.
- - Gruta do Spar
- Com um comprimento total de 300 metros, o espaço permite a prática do rapel (com cerca de 22 metros de altura) e uma vista das serras do macaco e de Inoã. Nas partes mais baixas, há um lago artificial produzido pela inundação.
- - Serra do Camburi
- Local preferido dos praticantes de vôo livre de diversas parte do estado e até de fora, cujo acesso pode ser feitos pela parte rural ou pela rodovia RJ-106 nos bairros do Retiro ou Pindobas. Oferece uma ampla visão da parte litorânea da cidade.
- - Mesa dos Imortais
- A instalação de bronze foi montada em 2012 sobre o Canal da Cidade, no Centro, e reproduz uma “conversa” entre quatros figuras históricas do Brasil que viveram em Maricá: os jornalistas João Saldanha e Antônio Callado, a cantora Maysa e o antropólogo Darcy Ribeiro.
- - Pico do Silvado
- Após passar por uma floresta de espinhos, a chegada ao cume proporciona uma visão de 360 graus de todo o município e outros como Rio, Niterói, Saquarema e alguns da Região Serrana. A caminhada dura sete horas.
- - Cachoeira do Espraiado
- As quedas d’água que ficam próximas à encosta da serra é uma das atrações da região, especialmente durante o verão.
- - Praia de Jaconé
- A orla dividida entre Maricá e Saquarema é considerada a melhor para pesca desportiva no município. As areias quase sempre desertas também são uma ótima opção para casais e famílias em busca de sossego.
- - Gruta da Sacristia
- Um dos belos recantos de Maricá fica entre Ponta Negra e Jaconé e é uma pequena extensão de areia e conchas, com piscinas naturais entre as rochas. Deserto e com paisagem deslumbrante, também é muito procurada para pesca.
- - Farol de Ponta Negra
- De propriedade da Marinha do Brasil, o local se tornou um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, especialmente pela localização, de onde se tem uma deslumbrante visão panorâmica da orla.
- - Praia de Ponta Negra
- O mais famoso balneário turístico de Maricá oferece diversos atrativos para turistas e veranistas. O nome teria diferentes origens, que vão desde a cor das pedras junto ao mar até o tráfico de escravos realizado na região.
(Fonte: site oficial da Prefeitura Municipal de Maricá)
Atualmente, Maricá é dividida em quatro distritos: sede, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu.
Sua população é estimada em 150 mil habitantes.